quinta-feira, março 23
Modelos de redes
Atividade:
1. Escolher 3 redes (um site, um blog, um fotolog, um fórum, etc.)
2. Aplicar um modelo para cada rede. Explicar quais características são observáveis.
3. Analisar se existe, na rede: (e descrever como atuam)
a) influenciadores
b) comunicadores
c) experts
Sites escolhidos: Blog Pensar Enlouquece, Stumble Upon, fotolog.net/qwertas Pensar Enlouquece
O blog se enquadra no modelo de redes sem escalas porque atua como um conector (ele liga vários blogs, maiores e menores). Seus laços são determinados em função de interesse (e não de modo aleatório) pois o autor do blog só coloca links para blogs que ele conhece e recomenda. Mesmo assim, esse blog é bastante linkado por outros blogs que não são linkados por ele (exemplo: Insane Peace), o que comprova a questão da conexão preferencial e a teoria dos “ricos ficam mais ricos”.
O próprio autor do blog é um influenciador e um comunicador (possui vários blogs linkados como amigos, ou seja, conecta muita gente; e, dada a quantidade de comentários que recebe em cada post, suas opiniões são levadas em consideração por muitas pessoas). Stumble Upon
Tentei enquadrar o site no modelo de redes igualitárias (sim, eu sei que deveria ter feito o caminho inverso :P). No site, as pessoas avaliam páginas na internet e podem colocar em seu perfil comentários acerca dos sites que mais gostou de visitar. As pessoas também podem avaliar perfis de outros usuários do site (porque os perfis também são páginas da Internet, ora :P) e a rede se torna um híbrido de pessoas e sites. Os sites também possuem 'perfis', que reúnem todos os comentários que as pessoas fizeram a respeito dele.
Em termos de acesso, todos têm iguais chances de, ao apertar o botão Stumble, chegarem a uma determinada página da Internet ou perfil de stumbler aleatório. O que pode provocar diferenciações é a intensidade do uso. Mas, ao menos em tese, as redes são formadas de forma aleatória e igualitária. Além disso, o site também sugere “amigos” para as pessoas, com base nas áreas de interesses que cada um tem, o que reforça a idéia de conexões aleatórias.
Analisando sob outra perspectiva, é possível encontrar na rede influenciadores (como as pessoas listadas no “top stumblers” – pessoas que mais “descobrem” novos sites podem atuar como conectoras; como exemplo, yanowhiz tem um total de mais de 19 mil avaliações de sites - ou seja, sua fotinho aparece em pelo menos 19 mil perfis, de sites ou pessoas), comunicadores (algumas pessoas, mesmo com menos amigos, fornecem opiniões capazes de influenciar as pessoas; como ptneves, que possui 5,4 mil stumbles, mas um número bem mais elevado de apoio por parte de outros usuários (213 fans, 80 reviews) e experts (não encontrei nenhum exemplo, mas seriam pessoas ‘especialistas’ em determinados assuntos, que, justamente por isso, influenciam outras pessoas -- provavelmente deve haver alguém com essas características nessa rede).
-- Update (30/03) - Pensando bem, um exemplo bem mais prático de rede igualitária (não-social) pode ser observado no site séries online, onde as páginas sobre os diferentes seriados possuem mais ou menos a mesma quantidade de informações :)
Fotolog.net/qwertas
Nos fotologs, as pessoas têm diferentes números de conexões, e laços de diferentes intensidades, um ambiente ideal para a aplicação do modelo de mundos pequenos. Escolhi o flog de um amiga para analisar. O flog dela possui 20 conexões (friends/favorites), e pelas pessoas que comentam nas fotos, dá para perceber que alguns laços são mais fortes e outros mais fracos. Algumas pessoas nem comentam (mas isso não pode ser utilizado como critério confiável para determinar o tipo de laço), e entre as que comentam, há as que fazem comentários vagos sobre a foto (supostamente laços fracos) e outros que fazem comentários que vão além do que está sendo mostrado na imagem postada (laços fortes). Um exemplo pode ser observado na foto do dia 20/03:
Suposto laço forte: feh @ 2006-03-21 22:30 said: perdida, nem sabia que tinhas flog!!! Vi lah no teu orkut! saudades tuas, loka!!!!! beijo | Suposto laço fraco: somaliah @ 2006-03-22 13:42 said: belo all star :P e UK rlz msm \\o huhu ;*** |
Além da existência de laços fortes e fracos, a premissa maior do modelo de mundos pequenos é a de que as pessoas do mundo estariam separadas por 6 graus de separação.
Como exemplo, clicando nos comentários da última foto de cada um, qwertas está a 2 graus de separação de maxrlz (que é amigo de askot, que por sua vez é amigo de somaliah). Mas maxrlz e qwertas não se conhecem. Seguindo adiante, é possível chegar a clari_n, gabivdl, actea, e novamente voltar para somaliah, e retornar para qwertas.
A própria autora do flog pode atuar como comunicadora quando, por exemplo, posta cartazes e comentários sobre filmes, despertando em quem visita seu flog o desejo de também ir assistir ao filme. Quanto a influenciadores, há grupos de fotos bastante grandes, que conectam muita gente (várias pessoas adicionam esses grupos nos seus favoritos, e o flog recebe dezenas de novas postagens a cada dia). Como exemplo, no flog observado há um link para um grupo de fotos em preto e branco. E um expert seria, sei lá, se algum fotógrafo profissional decidisse fazer um fotolog :P Um exemplo é o fotógrafo Mark Steve Guillory, que mantém um flog com fantásticas imagens de aves.