(Pseudo)Blog

      


quinta-feira, março 30

  Comunicação Mediada por Computador


Atividade 1
a) Analisar os sites:
http://cybelle.cjb.net
http://www.eyezmaze.com/grow/RPG/index.html
http://www.fotolog.net
http://www.wikipedia.org
b) Responder:
Que tipo de CMC existe? Explique.
Que tipo de INTERAÇÃO existe? Explique.
Quais tipos de CMC e interação podem gerar capital social? Explique.

No primeiro site, a comunicação é síncrona, pois se cria a expectativa de receber a resposta de forma imediata, e é o que ocorre. Quanto ao tipo de interação, ela dá a idéia de que se trata de uma comunicação mútua, quando, na verdade, por se tratar de um robô, o número de respostas possíveis, embora grande, é limitado. Então a comunicação é do tipo reativa, pois há um número limitado de opções possíveis (por parte do site), embora a pessoa que o acesse possa colocar o que bem entender (mútua).
No segundo site, a CMC é de tipo síncrona, pois a cada movimento do mouse corresponde a uma resposta imediata. A interação é de tipo reativa (há um número limitado de opções possíveis do que fazer no jogo).
O terceiro site possui CMC de tipo assíncrona, pois quando a pessoa posta uma foto ela espera que haja resposta (comentários), mas não necessariamente que eles venham de forma imediata. A resposta pode demorar bastante tempo para chegar. Poderia ocorrer comunicação de tipo síncrona se por acaso alguém postasse uma foto e um amigo seu estivesse online na hora e comentasse ao mesmo tempo -- mas, mesmo assim, talvez não haveria a expectativa de obter a resposta em um tempo tão breve. A interação é mútua porque cada um pode comentar o que quiser, contribuindo na construção comunicativa.
O quarto site, a parte de discussões possui CMC de tipo assíncrona, com as mesmas ressalvas do site anterior (caso alguém esteja online para responder de imediato.. e blablablá). As pessoas deixam seu recado e esperam receber resposta, mas não de forma imediata. A interação é de tipo mútua, pois é possível até mesmo alterar o que os outros disseram. Alguém que entre no site apenas para ler seu conteúdo terá uma comunicação de tipo assíncrona, de interação reativa (clica em links, mas não altera o conteúdo da enciclopédia).

Os dois tipos de CMC podem gerar capital social (tanto síncrono quanto assíncrono), e quanto aos tipos de interação, a mútua parece oportunizar um maior capital social. A interação reativa pode ser utilizada como meio para gerar capital social, mas dificilmente gerará valor de troca por si só (ex.: quando alguém autoriza um amigo no Orkut está dando início a uma interação social, mas que só se converterá em capital social a partir de interações do tipo mútua).
Nos 4 sites acima, talvez o que tenha mais chances de gerar capital social seja o fotolog (pois é possível adicionar amigos e favoritos, comentar nas fotos dos outros, e construir amizades). Na Wikipedia talvez isso também seja possível (via discussões), mas provavelmente deve ser bem mais complicado.
Nos dois primeiros sites não há capital social (uma pessoa sozinha não tem como gerar capital social).


Atividade 2
a) Observar os sites:
http://www.thepalace.com (chat)
http://www.avatarity.com (avatar para msn)
Como se observa a questão da IDENTIDADE? Explique.

A Internet cria a possibilidade de as pessoas representarem diversos papéis. No The Palace, as pessoas podem escolher bonecos para se representarem. A possibilidade de escolha permite que as pessoas se mostrem de diferentes formas, de acordo com seu humor, as circunstâncias de seu meio, ou algo do tipo. Há várias representações possíveis para cada eu. Na versão gratuita, a pessoa pode escolher entre poucas opções. Por exemplo, dá para escolher entre cão, gato e rato, e a pessoa provavelmente vai escolher de acordo com as suas preferências, mostrando para os demais, mesmo que involuntariamente, se prefere cão ou gato... A versão paga permite que se coloque qualquer outra imagem para se representar, e o que acaba acontecendo é que a maioria põe fotos de artistas ou personagens preferidos, o que também mostra o quanto as pessoas têm tendência a mostrar como gostariam de ser ao invés de mostrar como realmente são... A escolha da foto reflete o que queremos passar para o outro.
No avatarity, é possível escolher um avatar para usar no MSN. A pessoa pode colocar a imagem de seu programa de TV, animal, ou banda favorita, e mostrar para as outras pessoas quais são seus interesses. Ela até pode colocar a imagem de algo que nem assista só para impressionar seus amigos. A possibilidade de mudar a foto do MSN ajuda na construção da personalidade das pessoas...

Atividade 3
a) Ver:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19814.shtml
(fala da questão da troca de MP3)
b) Utilizando o conteúdo visto em teoria das redes, explique por que o fenômeno referido na matéria acontece.

Nas redes, as pessoas se associam em torno de interesses comuns (no caso, conseguir música de graça) e, unidas, conseguem manter mesmo um negócio ilegal por bastante tempo. O que permite que as trocas de músicas ilegais na Internet continuem a ocorrer é o fato de elas serem realizadas de forma descentralizada (estrutura em rede). Ao invés de as músicas estarem disponíveis em um servidor - que fornece as músicas para os demais -, elas permanecem nas máquinas de cada um dos usuários - que realizam trocas de arquivos. Em vários desses sistemas, para poder baixar um arquivo é necessário também fornecer (como no sistema torrent, em que o mesmo arquivo que está sendo recebido é enviado para os demais), o que assegura o fornecimento tecnicamente ilimitado de músicas. Algumas gravadoras e estúdios já tentaram impedir que o sistema continuasse, colocando arquivos falsos em programas como o KaZaA. Mas a vontade de pegar arquivos de graça vai mais longe :P
E como o sistema é descentralizado, dificilmente vão conseguir punir alguém por essa prática ilegal – ou punem todos (absurdo) ou não punem ninguém (o que mantém a rede). Talvez a única solução seja desencorajar esse tipo de prática (colocando os arquivos falsos, ou fazendo campanhas na mídia contra a pirataria...).


Comments:
pseudoblog? hehehe... essa é ótima!
 
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