(Pseudo)Blog

      


quinta-feira, maio 18

  Ciberpunk

1 - Visitar:
http://www.darkgoku.hpg.ig.com.br
http://www.correiodabahia.com.br/2001/06/13/noticia.asp?link=not000028528.xml
http://www.pnw.ca.tc
http://www.astalavista.com
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk/ (entrevista com hackers, arquivo de páginas hackeadas, delegacia de polícia).


2 - Responder:
1. Como a ideologia ciberpunk aparece nos exemplos? Explique.
Em todas as páginas é possível perceber que a intenção dos hackers e afins é a de mudar o modo com o as coisas são. O descontentamento com o sistema é um dos pilares da ideologia ciperpunk. No relato do delegado de polícia sobre os crimes virtuais, por exemplo, é possível constatar as diversas formas que alguém insatisfeito com o jeito que as coisas são pode agir no território da Internet. O site de buscas também é interessante. Utilizando um sistema análogo e nome semelhante ao de um site de buscas tradicional, ele procura disponibilizar recursos para aqueles que querem ir contra as regras normais de convívio no ciberespaço. A entrevista com o grupo de hackers mostra o quanto eles são fascinados pela tecnologia, e agem com a intenção de melhorá-la (será?).

2. A atividade ciberpunk é necessária à cibercultura? Explique.
Talvez, para manter o equilíbrio do sistema... Por exemplo, os hackers (no sentido original da palavra) são úteis pois mostram as falhas do sistema...
Além do mais, o que seria do normal se não existisse o anormal? (O que seria do azul se todos preferissem o amarelo? :P). Se não houvesse atitudes descontentes, a Internet não teria condições de evoluir (-- ou retroceder; enfim, mudar). Se todos fizessem a mesma coisa, novos usos para as ferramentas jamais seriam descobertos. (Okay, meio perigoso isso... sob essa perspectiva, dá até mesmo para justificar a atitude dos crackers o.0).

3. Explique como cada um dos 3 exemplos de APROPRIAÇÃO, DESVIO e DESPESA reflete a ideologia (atitude) ciperpunk.
APROPRIAÇÃO
Exemplos: conversa de 3 segundos no celular, uso do scrapbook como bate-papo, uso do Orkut para bisbilhotar a vida alheia
A apropriação se dá quando as pessoas passam a utilizar um produto de forma diversa da proposta inicial do fabricante do mesmo. Do mesmo modo que a atitude ciperpunk, talvez isso se dê por conta do desejo de mudar o sistema, de querer que as coisas sejam de uma forma diferente de como elas realmente são. Embora seja impossível prever todos os usos que se fará de um determinado produto já desde o momento em que ele surge, certamente o fato de os celulares não cobrarem as ligações com menos de 3 segundos, por exemplo, não estava previsto para se tornar uma nova forma de comunicação entre as pessoas que querem falar sem pagar.

DESVIO
Exemplos: hacker (desviante puro), assassinos em série (geralmente, anticonvencionais -- no fundo, querem ser descobertos :P), sonegadores de impostos, criminosos virtuais
O desvio acontece quando alguém age fora dos padrões da normalidade (mas talvez se não houvessem os desviantes não haveria como se aferir o que seria a tal 'normalidade'). Eles tentam escapar das regras, seja para supostamente fazer o bem (hacker), seja para fazer o mal (assassinos em série), ou apenas para se beneficiarem disso (sonegadores). A atitude ciperpunk se caracteriza por um descontentamento com a estrutura e uma vontade de mudar o sistema. Assim, os desviantes manifestam sua insatisfação com as regras da sociedade a partir do descumprimento das mesmas. O objetivo deles é o de fazer da exceção a regra.

DESPESA
Exemplos: MSN, festas, jogos online
A despesa improdutiva serve como motivação para que haja produção útil. É impossível ser produtivo o tempo todo, e por isso as pessoas necessitam de algo para distrair a atenção. Usar o tempo para conversar no msn, ir a festas ou jogar online supostamente são atividades inúteis, pois são improdutivas para a sociedade (não geram diretamente nada de útil para os demais habitantes da face da Terra :P). Entretanto, tais atividades supostamente improdutivas contribuiriam, ao menos de forma indireta, para que as pessoas tivessem motivação para produzir coisas ‘úteis’ com mais entusiasmo.

4. Como a teoria das redes está relacionada ao movimento ciberpunk.
A teoria das redes permite que o movimento se propague... A descentralização das redes facilita o anonimato... O caos da informação em rede dificulta o rastreamento. Esse contexto acaba facilitando a atuação de hackers e crackers. :P
O movimento ciberpunk se beneficiaria da teoria das redes no sentido de que seus participantes podem se associar em grupos para planejar e efetuar ataques (como o grupo Pirates of Network). E, bem, como o ataque não parte de uma pessoa em específico, fica mais difícil de identificar de onde ele partiu e quem são os responsáveis, o que garante que os crackers e hackers, por serem difíceis de serem pegos, manifestem seus descontentamentos com a sociedade e com o jeito que as coisas são de modo ad eternum.


Comments:
Ficou ótimo, Gabriela! :D
 
Postar um comentário

<< Home
   


* Blog de avaliação da disciplina de Comunicação e Multimídia

* Blog
* Flog
* Flog impresso
* Blog do Bruno
* Blog da Mônica
* Negação da Remidiação
* Remidiação
* Resposta da prova
* Corpo e Ciberespaço
* Comunicação Mediada por Computador
* Modelos de redes
* Terceira aula prática
* Características da Internet
* Primeiro exercício

Powered by Blogger