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quinta-feira, junho 1

  Economia digital

1) Procurar o último episódio de Lost em dois sistemas de busca
(também tinha a opção de procurar pela cena final dos créditos de X-Men 3 :P).

* Sistemas de busca: Google e Yahoo!

Busquei simplesmente por “último episódio da segunda temporada de Lost”, sem aspas. No Google foram 118.000 resultados, em 0.7 segundos. No Yahoo!, 32.500 resultados, em 0.6 segundos.

Apontar:
a) Qual foi mais eficiente?

O Google pareceu ser o mais eficiente porque o resultado estava na primeira página. Em termos de velocidade, o Yahoo! ganhou com um milésimo de segundo (uau!) – mas não foi capaz de encontrar a resposta buscada, ao menos não nas primeiras páginas de resultado.
No Yahoo!, o primeiro site que falava alguma coisa que realmente tivesse a ver com o último episódio da segunda temporada da série estava na segunda página de resultados – e, mesmo assim, dizia algo tri vago (só falava que o último episódio conta como caiu o avião).
b) Quem apresentou mais resultados?
Também foi o Google. 118.000.
c) Quais as diferenças e semelhanças dos resultados encontrados?
No Google aparecem mais notícias (recentes, porque o episódio foi transmitido dia 24 nos EUA), e por isso ele foi mais eficiente na busca pela informação. No Yahoo!, aparecem páginas mais antigas, e muitos blogs. Há uma notícia na primeira página de resultados, mas ela é de antes da transmissão (conta que o episódio será exibido nos EUA). Há ainda muitos blogs entre os resultados, links para a venda dos episódios em DVD, e resultados que falam de outros assuntos ainda na primeira página (como um que contava do final da segunda temporada de 24 Horas o.0).
d) Contar o resultado.
Só o início da matéria do Último Segundo (Agência Estado) (para não estragar a surpresa... ainda não vi nada da segunda temporada :P).

“No episódio final da segunda temporada de "Lost", os fãs do seriado de TV tiveram muitas respostas para os vários mistérios da trama do programa, como a razão para a queda do avião da Oceanic na ilha e o motivo pelo qual o botão da escotilha tem de ser apertado a cada 108 minutos. O capítulo de duas horas de duração teve até uma conversa em português. Pare de ler por aqui se você não quiser estragar as surpresas.”

2) Como os sistemas de busca influenciaram a sua percepção do resultado da busca? Explique.
O Google procura ordenar as páginas por relevância, com base nos inlinks que a página recebe (associação de palavras e sites por intermédio de links em outras páginas) e no sistema PageRank... e isso contribuiu para que a resposta procurada fosse mais facilmente encontrada. O Yahoo tem um sistema diferente para organizar as informações, e apareceu muita coisa pouco relevante nos resultados. Qualquer site que falasse sobre o assunto aparecia no resultado, sem ser necessariamente o mais importante (isso pode ser uma pseudo-vantagem, pois dá chance para os sites pequenos... muitos dos resultados eram postagens de blogs, por exemplo... eles dificilmente apareceriam nas primeiras páginas em uma busca similar no Google).
Enfim, a principal diferença: no Google os primeiros resultados eram de páginas já consagradas (centros) da Internet. No Yahoo, não. E a semelhança principal é que ambos baseiam-se na presença na página das palavras que foram digitadas na busca (busca por semântica?). E ambos têm robôs para buscar a informação, embora ambos também atuem às vezes como catalogadores (diretórios de links).

3) A partir de sua experiência, explique como os sistemas de busca influenciam a economia digital.
Na economia digital, quem tem a informação tem poder. Os sistemas de busca organizam a informação, e são indispensáveis à Internet (sem eles, as pessoas correriam o risco de não encontrar nada no caos da web). Assim, os sites de busca ocupam um lugar central na economia digital...
Embora seja o usuário quem escolhe o que vai procurar, o sistemas de busca podem influenciar a economia digital no sentido de que são eles quem determinam, segundo seus próprios critérios, quais páginas aparecerão primeiro nos resultados (se links patrocinadores, se sites mais linkados por outros, se páginas que digam mais vezes as palavras procuradas...).

4) Discutir, a partir de sua experiência, como os sites de busca relacionam-se com a teoria das redes.
A relação dos sistemas de busca com a teoria das redes pode estar no fato de que cada sistema de busca estabelece um critério para que as páginas sejam encontradas (não querendo repetir a resposta da questão anterior, mas já repetindo...). Isso faz com que os sites procurem se adaptar aos critérios adotados pelos sistemas de busca para adquirirem maior visibilidade. Assim, se uma das formas de adquirir maior visibilidade em um site de busca é através de um maior número de inlinks (Google), os diferentes sites vão acabar se associando (em rede -- é aqui que entra a rede!! :P) para realizar trocas de links, pois tanto o que dá o link quanto o que recebe terão interesse em ter mais (in)links para ter maior visibilidade. De certa forma, o Google contribui para a manutenção do “status quo da web” (isso existe?), pois os primeiros resultados serão sempre os centros da web, que se tornarão cada vez mais centrais, à medida que são encontrados primeiro e têm maior tendência a serem linkados por outros sites (teoria dos ricos ficam mais ricos do modelo de redes sem escala?).


   


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