(Pseudo)Blog

      


quinta-feira, junho 8

  A Biblioteca de Babel

1) Ler o texto “A Biblioteca de Babel”

“Muitos peregrinaram à procura d'Ele [o livro perfeito, equiparado a deus, que sintetizasse e explicasse todos os demais]. Durante um século trilharam em vão os mais diversos rumos. Como localizar o venerado hexágono secreto que o hospedava? Alguém propôs um método regressivo: Para localizar o livro A, consultar previamente um livro B, que indique o lugar de A; para localizar o livro B, consultar previamente um livro C, e assim até o infinito...” (Jorge Luis Borges – A Biblioteca de Babel – 1941)

De certa forma, esse tipo de catalogação é possível na Internet :P Na versão do texto disponível no site Diretório de Curiosidades, por exemplo, há uma lista ao lado do texto indicando livros sobre temas relacionados :)

Enfim, pelo que entendi (se é que entendi alguma coisa), o texto fala de uma hipotética biblioteca que abrigasse todos os livros possíveis. O formato seria hexagonal, e cada estante teria um número fixo de livros, e cada livro teria o mesmo número de páginas, e nenhum livro se repetiria. Os livros seriam o conjunto de todas as combinações possíveis das letras e símbolos de todos os alfabetos e de todos os idiomas. (Mas quem seria o bibliotecário de uma biblioteca que abrigasse todo o conhecimento universal?)

Perguntas que precisam ser respondidas:

2) Responder:
2.1) A Web poderia ser considerada uma biblioteca de Babel? Explique.
De certa forma, a estrutura da web abre espaço para que ela armazene toda a informação universal. Mas devido ao caos em que se encontra essa informação atualmente, acho que dificilmente a web possa ser considerada uma biblioteca de Babel agora. Mas no futuro, caso a informação seja melhor organizada (e os livros tiverem os direitos autorais abolidos??), talvez seja possível que a web se torne uma “biblioteca de Babel”. Tem uma matéria no mesmo site do texto ("E quem digitalizará o bibliotecário?") que sugere que o papel das enciclopédias online (leia-se Wikipedia) pode ser o de permitir que as pessoas, coletivamente, organizem todas as informações, de modo que, partindo das enciclopédias, todas as informações do mundo possam ser acessadas através de links. Essa parece ser uma solução possível a longo prazo :) [e é também uma resposta possível para a questão seguinte: ]

2.2) Se a Web fosse a biblioteca, quem seria o bibliotecário? Explique.
a) Considerando-se que a web ainda não é uma biblioteca:
Os próprios usuários da biblioteca/web?
Talvez todas as pessoas em rede, como o que acontece na Wikipedia. Ia ser meio impossível ter uma única pessoa para controlar toda a informação. Cada parte e subparte da biblioteca da web poderia ter um editor responsável, que atuaria como uma espécie de bibliotecário. Mas seria humanamente impossível reunir todas as atribuições de um bibliotecário em um único ou em poucos indivíduos...
A idéia de que as enciclopédias online organizem a informação não parece tão absurda... E talvez um site de busca padrão-universal também poderia atuar como "bibliotecário" (neste caso, o bibliotecário seria o robô do site de buscas???)
b) E se ela já fosse:
O Google :) -- ou melhor, os sites de busca em geral, pois facilitam a busca por informações.

2.3) Considerando a Web como a biblioteca, analise as razões pelas quais seria difícil encontrar a informação.
A informação está dispersa e precisa ser totalmente reunida. Como novos sites podem surgir a princípio sem nenhuma vinculação com outros sites, há muitas ilhas de informação, que precisam ser conectadas. Mesmo que todas as informações pudessem ser acessadas de alguma forma, ia ser difícil encontrar maneiras de catalogar esse amontoado de informações. E mesmo que fosse tudo catalogado, ainda sim seria preciso recorrer a sistemas de busca, e o modo como os buscadores funcionam atualmente (privilegiando em seus resultados o acesso a sites já consagrados) não permitiria encontrar toda a informação possível.

2.4) Como as redes aparecem no texto? Explique.
O texto sugere que haja uma conexão entre os livros da Biblioteca de Babel (vide "epígrafe" deste post :P) para facilitar a localização dos mesmos. O tal do método regressivo de catalogação faz com que de certa forma os livros estejam dispostos em rede, pois um livro citaria outros, que por sua vez citariam outros, e assim por diante, de modo que ao pegar qualquer um dos livros seja possível encontrar a localização de outros livros, até se chegar à localização do livro que se quer encontrar [po, que complexo! hoje a gente tem os hiperlinks e ainda reclama!!].


   


* Blog de avaliação da disciplina de Comunicação e Multimídia

* Blog
* Flog
* Flog impresso
* Blog do Bruno
* Blog da Mônica
* Economia digital
* Política e ciberespaço
* Ciberpunk
* Negação da Remidiação
* Remidiação
* Resposta da prova
* Corpo e Ciberespaço
* Comunicação Mediada por Computador
* Modelos de redes
* Terceira aula prática

Powered by Blogger