(Pseudo)Blog

      


terça-feira, junho 13

  Animatrix

Técnica X Homem

Será que a técnica trará, como mostram os desenhos, um futuro tenebroso para a humanidade?
Talvez. Tudo dependerá de como o homem utilizar a técnica. Não tem como parar os avanços tecnológicos, mas é preciso ir com calma. Ao invés de se maravilhar com cada descoberta, as pessoas deveriam se preocupar em avaliar o impacto que ela poderá causar na sociedade antes de colocá-la em prática. Por exemplo, os robôs deveriam servir para facilitar a vida das pessoas, e não para tirar o emprego daqueles que querem trabalhar.
Com o avanço da técnica, as possibilidades vão se alargando. Mas é preciso verificar se realmente vale a pena cada interferência na vida das pessoas, para o futuro não acabar se tornando o absurdo que ocorre nos desenhos 2 e 3 (o homem cria a máquina inteligente, depois decide se livrar da máquina, a máquina se une e decide ir contra o homem, em prol de sua subsistência, e por fim consegue triunfar, utilizando o metabolismo dos homens como fonte de energia). Embora se trate de uma metáfora para o que em tese já acontece (em pequena escala) no dia-a-dia (tipo quando alguém se revolta quando um computador dá erro, ou se irrita porque a televisão está sem sinal no horário da transmissão de um determinado programa – bem ou mal, são exemplos de como a técnica pode dominar nossas vidas), é preciso tomar cuidado para que a realidade descrita nos desenhos não acabe por se tornar a regra, ao invés da exceção. E talvez um caminho para que isso não ocorra seja discutir a técnica e refletir sobre cada novo avanço.

Será que ela nos auxiliará a superar nossos limites?
De certo modo, ela já ajuda. O uso de próteses permite que o homem vá além de seus limites físicos (mentais, psicológicos, etc.). Um computador é capaz de fazer cálculos que um homem normal dificilmente faria, e com uma velocidade muito superior. Os deslocamentos físicos sobre a esfera terrestre podem ser realizados com velocidades cada vez mais altas. Há drogas que permitem ao homem sair de um estado de depressão profunda em poucos dias. Mas a técnica também pode servir para criar outras limitações em nossas vidas (tipo sentir a necessidade antes inexistente de acessar os e-mails pelo menos uma vez por dia!). Daí acho que cabe dizer novamente: tudo depende do uso que se faça da técnica....

Será que ela ajudará a evolução do homem?
Depende do uso :P Mas provavelmente sim, ao menos ela tem tudo para ajudar na melhoria das condições de vida das pessoas, criando melhores condições para a sobrevivência em locais antes inóspitos, ou estabelecendo novas formas de habitar mais comodamente lugares já habitáveis, por exemplo. A máquina também pode servir para facilitar a vida do homem ao substitui-lo na realização de tarefas repetitivas e monótonas... (deixando mais tempo para que ele possa se dedicar a outras atividades que requeiram reflexão e ao lazer). Mas é preciso tomar cuidado com o determinismo tecnológico. Não é toda mudança tecnológica que necessariamente será para melhor e que necessariamente nos tornará mais felizes (ou o contrário). Mesmo com todo o avanço possível, o homem não poderá contar com a técnica para tomar as decisões inerentes à natureza humana (uma máquina será incapaz de substituir a racionalidade humana no momento de declarar uma guerra.... uma máquina será incapaz de simular (ou estimular) sentimentos reais... uma máquina será incapaz de determinar a melhor maneira de se realizar a distribuição de renda para a população (se bem que talvez a máquina dificilmente faria pior do que o modo como fazem atualmente os homens :P). Enfim, há coisas que o homem terá que seguir fazendo independente da máquina. Mas a técnica poderá contribuir para que o homem tenha mais tempo para se dedicar a essas coisas, deixando para a máquina aquilo que não lhe acrescenta nada.


Comments:
ótimo!
 
Postar um comentário

<< Home
   


* Blog de avaliação da disciplina de Comunicação e Multimídia

* Blog
* Flog
* Flog impresso
* Blog do Bruno
* Blog da Mônica
* A Biblioteca de Babel
* Economia digital
* Política e ciberespaço
* Ciberpunk
* Negação da Remidiação
* Remidiação
* Resposta da prova
* Corpo e Ciberespaço
* Comunicação Mediada por Computador
* Modelos de redes

Powered by Blogger